“Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; cada homem é parte do continente, parte do todo; se um seixo for levado pelo mar, a Europa fica menor, como se fosse um promontório, assim como se fosse uma parte de seus amigos ou mesmo sua; a morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram, eles dobram por ti”. – John Donne

sábado, 10 de setembro de 2011

Parte II - 11 de setembro de 2001, o dia que começou em 1979 e ainda não terminou

Parte II - Os atentados


No Sudão Bin Laden e a Al Qaeda financiou o primeiro atentado contra as torres gêmeas, o símbolo do capitalismo norte-americano, em 26 de fevereiro de 1993 o paquistanês Ramzi Youssef estacionou um caminhão com aproximadamente 700 kg de explosivos é detonado no subsolo da torre 1 do Word Trade Center, o objetivo era explodir o veiculo no canto de uma das garagens para comprometer a estrutura e derrubar uma torre sobre a outra, o atentado matou 6 pessoas. Em agosto 1998, as embaixadas dos EUA na Tanzânia e no Quênia foram alvos de ataques com carros bombas, esses ataques foram reivindicados pela Al Qaeda. Duas semanas depois em retaliação e com o objetivo de matar Bin Laden os norte-americanos, presididos por Bill Clinton, bombardearam instalações supostamente controladas pela Al Qaeda no Sudão e o Afeganistão.

No dia 11 de setembro de 2001, acordei pela manhã, e como fazia diariamente, fui em direção a casa de meus avós, que fica a uns 200m da minha, já no meio do caminho vi comentários de um avião que havia caído em cima de um prédio, quando cheguei minha avó estava vendo o noticiário na televisão onde falavam do suposto acidente do avião chocando-se com a torre do WTC, instantes depois eu, assim como grande parte do mundo vímos, ao vivo, o segundo avião indo em direção a segunda torre e chocar-se com um impacto tão forte que parece que o avião atravessou o prédio aparecendo o seu bico no outro lado. Estarrecido acompanhei todos os acontecimentos, vendo inclusive, as torres desabando parecendo imagens de algum filme hollywoodiano. A medida que as informações foram sendo divulgadas ficamos sabendo que quatro aviões teriam sido sequestrados e usados para atacar os EUA e seu odiado presidente.

O primeiro avião foi um boing 767 da empresa American Air lines, voo 11, que decolou de Boston com destino a Los Angeles e após ser sequestrado teve como destino a torre norte do WTC, chocando-se entre os andares 93 e 99, a uma velocidade estimada de 790 km/h. Incluindo os sequestradores havia 92 pessoas dentro.

O segundo foi um boing 767 da United Air Lines, voo 175, que partiu do mesmo aeroporto que o primeiro, em Boston, 15 minutos depois. O avião atingiu a torre sul do WTC apenas 17 minutos após ter sido atingida a primeira, 65 pessoas estavam a bordo do avião.

A torre sul, segunda a ser atingida desabou primeiro, 56 minutos depois de ser atingida e a torre norte caiu 28 minutos depois da sul. Durante o tempo entre o impacto dos aviões e o desabamento das torres pessoas saltavam das janelas para fugir do calor e das chamas e 343 pessoas entre bombeiros e paramédicos morreram tentando prestar socorro nas duas torres, e vários profissionais desenvolveram problemas de saúde físicos e psicológicos após o resgate.

O terceiro avião era o voo 77 da United Air Lines, que partiu de Washington com destino a Los Angeles e 35 minutos depois de sequestrado atingiu o pentágono, além das 64 pessoas a bordo morreram outros 125 funcionários do departamento.

O quarto avião era o Voo 93 da United Air Lines, que partiu do aeroporto de Newark em Nova Jérsei com destino a São Francisco, a bordo haviam 4 sequestradores, 7 tripulantes e 33 passageiros, por causa de um pequeno incêndio nas obras do aeroporto no dia anterior, esse voo partiu com um atraso de uma hora, atrasando também o cronograma de ataques elaborado pelos sequestradores, esse atraso fez com que os passageiros, em contato com familiares, soubessem que outros aviões haviam sido lançados contra as torres gêmeas, sabendo disso os passageiros reagiram e o avião descontrolado acabou caindo em um campo no estado da Pensilvânia, não atingindo o seu alvo que seria a Casa Branca ou o Capitólio. Antes da queda a torre de controle de Cleveland manteve contato: “United 93 identifique-se!”, um dos sequestradores avisa que havia uma bomba a bordo e que estariam voltando para o aeroporto. Há versões não oficiais de que o avião teria sido atingido por um míssil do próprio governo norte-americano.

Dentre os 2.016 civis que morreram nos atentados, 3 eram brasileiros:

Anne Marie Salerin Ferreira de 29 anos, Sandra Fajardo Smith de 37 anos e Ivan Kyrillos Jr. de 30 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário