“Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; cada homem é parte do continente, parte do todo; se um seixo for levado pelo mar, a Europa fica menor, como se fosse um promontório, assim como se fosse uma parte de seus amigos ou mesmo sua; a morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram, eles dobram por ti”. – John Donne

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Há 50 anos, pela primeira vez na história da humanidade, um homem deixou a Terra e viajou para o Espaço.

Em 12 de abril de 1961, aos 27 anos de idade, o cosmonáuta russo Iuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a ir ao espaço, a bordo da nave Vostok 1, na qual deu uma volta completa em órbita ao redor do planeta e proferiu a famosa frase “A Terra é azul”. Esteve em órbita durante 108 minutos.

Quem foi Iuri Gagarin

Iuri Alekseievitch Gagarin nasceu na localidade de Klushino que, em 2007, após sua morte, foi rebatizada de "Gagarin" em sua homenagem - numa região a oeste de Moscou, Rússia, parte da então União Soviética. Seus pais, Alexey Ivanovich Gagarin e Anna Timofeyevna Gagarina, trabalhavam numa fazenda coletiva. Os trabalhadores manuais eram descritos nos relatórios oficiais como "camponeses", o que indica que isto pode ser uma simplificação no caso de seus pais - a mãe dele teria sido uma leitora voraz, e seu pai um hábil carpinteiro. Gagarin foi o terceiro de quatro filhos e sua irmã mais velha ajudou a criá-lo, enqu
anto seus pais trabalhavam.

Como milhões de pessoas na União Soviética, a família Gagarin sofreudurante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial. Seus dois irmãos mais velhos foram deportados para a Alemanha Nazi em 1943, onde foram empregados como escravos e não voltaram até depois da guerra. Quando jovem, Gagarin passou a interessar-se pelo espaço e planetas e começou a sonhar com sua turnê de espaço que um dia se tornaria uma realidade. Gagarin foi descrito por seus professores em Liubertsi, cidade-satélite de Moscou, como inteligente e trabalhador.

Depois de iniciar um estágio em uma metalúrgica como fundidor, Gagarin foi selecionado para o ensino secundário técnico em Saratov. Enquanto isso, ele se juntou ao "AeroClub", e aprendeu a pilotar um avião leve, um passatempo que assumiria uma proporção crescente de seu tempo. Em 1955, após concluir a sua formação técnica, ele entrou para treinamento de voo militar na Escola de Pilotos de Orenburg. Lá, ele conheceu Valentina Goryacheva, com quem se casou em 1957, após ganhar suas asas de piloto em uma MiG-15. Ele se tornou tenente da Força Aérea Soviética em 5 de novembro de 1957 e em 6 de novembro de 1959 recebeu a patente de tenente sênior.


Em 1960, Gagarin foi um dos 20 pilotos seleccionados, após difíceis processos
de selecção física e psicológica, para o programa espacial soviético, e acabou por ser escolhido para ser o primeiro a ir ao espaço, pela sua excelente performance nos treinos, sua origem
camponesa, sua personalidade magnética e esfuziante, e principalmente devido às suas características físicas – ele tinha 1,57 m de altura – já que a nave programada para a viagem pioneira em órbita, a Vostok, tinha um espaço mínimo para o piloto.

Os cientistas russos teriam calculado erradamente (por duas vezes) a trajetória da nave e o local da aterrissagem por mais de 320 quilómetros do local inicialmente previsto, por isso quando Gagarin aterrissou não havia ninguém a sua espera.

A AgênciaTass soviética anunciou este espetacular feito ao mundo, que assim tomava conhecimento de que entrava numa nova era, a Era Espacial, a partir daquele momento, após o feito, Gagarin tornou-se instantaneamente uma celebridade soviética e mundial e passou a viajar pelo mundo promovendo a tecnologia espacial do seu país, sendo recebido como herói por reis, rainhas, presidentes e multidões por onde passava. No Brasil, foi recebido e condecorado pelo então presidente Jânio Quadros com a Ordem do Cruzeiro do Sul.

Depois de Iuri Gagárin, 500 homens e mulheres de mais de 30 países do mundo sairam á órbita perto da Terra, alcançando grandes êxitos tecnológicos. Mas o vôo de Gagarin foi o primeiro. Foi ele que abriu caminho ao espaço para a humanidade. Este evento faz parte da história de toda a civilização mundial.

Depois de vários anos afastado, dedicado apenas ao programa espacial, Gagarin voltou ao curso de treino de pilotos, para uma requalificação como piloto de caça nos novos caças MiG da Força Aérea. Em 27 de março de 1968, durante um voo de treino de rotina sobre a localidade de Kirzhach, ele e o instrutor de voo Vladimir Seryogin morreram na queda doMiG-15 que pilotavam, num acidente nunca devidamente explicado. Um inquérito de 1986 sugere que a turbulência de um avião interceptador Sukhoi Su-11 pode ter feito o avião de Gagarin sair do controle.

Até hoje o Dia da cosmonáutica em 12 de abril tem sido celebrado apenas na Rússia, mas, a partir deste ano todo o mundo vai celebrar o Dia internacional do primeiro vôo do homem ao espaço. A Rússia propôs celebrar esta festa ao nível internacional. A iniciativa foi apoiada pela ONU e mais de 40 países foram co-autores da resolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário