“Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; cada homem é parte do continente, parte do todo; se um seixo for levado pelo mar, a Europa fica menor, como se fosse um promontório, assim como se fosse uma parte de seus amigos ou mesmo sua; a morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram, eles dobram por ti”. – John Donne

terça-feira, 26 de abril de 2011

A 34 anos inaugurava a Studio 54, a melhor discoteca de todos os tempos

Em 26 de abril de 1977, há exatos 34 anos, inaugurava a Studio 54, a melhor discoteca de todos os tempos.

Steve e Ian

Steve Rubell, Ian Schrager e Jack Dushey foram os sócios fundadores da casa noturna que era enorme com 80 x 100 m, e ainda tinha mais dois ambientes, um segundo piso e um espaço reservado no porão onde uma pequena minoria dos freqüentadores tinha acesso

O prédio localizava-se na rua 54, em Manhattan, na década de 20 havia abrigado o Teatro Municipal de Nova York e adquirido pela CBS na década de 40 foi transformado em estúdios de gravação de TV e rádio.

Dois dos melhores DJs, Nicky Siano e Richie Kacsor e a melhor promotora de eventos de Nova York, Carmem D’Alessio, foram contratados para trabalharem na casa noturna. Steve tinha muita experiência no ramo, pois já havia sido proprietário de restaurantes e de uma discoteca no Queens chamada “Jardim Encantado”, em sociedade com Iam.

O serviço de bar, com barmans semi-nus, era um espetáculo à parte e a pista tinha efeitos de luzes impressionantes para a época e com excesso de gelo seco que era padrão das noites da disco, no teto tinha um retrato de um homem na lua com uma colher que movia-se em sua direção.

Multidão do lado de fora da boate

Steve ficava na porta de entrada e era quem decidia quem deveria entrar ou não, a entrada era pra VIP’s, mas não bastava alguém ser famoso ou ter dinheiro pra entrar. A boate sempre lotava e do lado de fora ficava uma multidão enlouquecida querendo entrar e muitas vezes tinham que ser contidas pelos seguranças.

Na Studio 54, Steve tentava transformar seu sonho em realidade: "dar as melhores festas que o mundo tinha visto e fazer com que elas durassem para sempre”, criou um lugar onde a fantasia era a realidade, pois não havia nem rótulos, nem regras e pessoas comuns poderiam conviver com famosos. A liberdade sexual, incluindo sexo em grupo, o abuso de drogas e o hedonismo marcaram as noites da boate.

Uma semana após a abertura, Roy Halston, famoso estilista da época, pediu a Steve para abrir a boate em uma noite de segunda-feira (02 de maio de 1977) para a festa de aniversário de 32 anos de Bianca Jagger. Bianca entrou em um cavalo branco puxado pelas rédeas por um homem nu e a publicidade resultante tornou a Studio 54 como a discoteca preferida de celebridades, incluindo Michael Jackson, Mick e Bianca Jagger, Rick James, Lisa Minelli, Jerry Hall, Roy Halston, Mikhail Baryshnikov, Brooke Shields, Donald e Ivana Trunph, Kathy Richards, Elton John, Truman Capote, Margaret Trudeau, John Travolta, Jackie Onassis, Elizabeth Taylor, Farrah Fawcett, Telly Savalas, Salvador Dali, Cher, Muhammad Ali, John Lennon, Yoko Ono, Rod Stewart, Alice Cooper, Suzanne Somers, Davis Bette, Al Pacino, Giorgio Moroder, Bette Midler, Ann Margret, Dolly Parton, Pelé, Hugh Hefner, John F. Kennedy Jr., Fred Astaire, Grace Jones, Diana Ross, Arnold Schwarzenegger, Maria Shriver, e Lillian Carter e o então presidente Jimmy Carter, dentre muitos outros famosos da época que freqüentavam o local.

Steve e Ian chegaram a produzir, no final da década de 70, um álbum duplo chamado “A night at Studio 54”, este álbum tinha na primeira faixa a música "Le Freak" do grupo Chic onde a letra tinha tudo a ver com a boate( Aaaah pirem! A piração é chique! Pirem!..), além de Alicia Bridges "I Love the Nightlife", Donna Summer "Last Dance", Michael Zager Band "Let's All Chant", Village People "Y.M.C.A", Patrick Juvet "I Love America", Dan Hartman "Instant Replay", Music com Jocelyn Brown "In the Bush", dentre outros grandes sussesos da era disco.

A discoteca desde o princípio teve problemas com a fiscalização, desde falta de licença pra vender bebidas alcoólicas até suspeitas de sonegação de impostos. Em 1978 Steve deu uma entrevista dizendo que a Studio tinha faturado em seu primeiro ano mais de sete milhões de dólares e que “só a máfia fazia mais dinheiro”. Pouco tempo depois a boate foi invadida por trinta agentes da polícia, sacos de lixo cheio de dinheiro e notas fiscais frias foram encontradas no porão, dinheiro e drogas foram encontrados escondidos nas paredes da boate e Steve e Ian foram presos acusados de sonegar 2,5 milhões de dólares e de envolvimento com drogas, pagaram fiança de 50 mil dólares cada e saíram no dia seguinte. Em janeiro de 1980 foram finalmente condenados a três anos e meio de prisão e foram libertados após cumprirem 13 meses da pena.

Boate lotada

A Studio 54 foi reaberta em 12 de setembro de1981 na lista de convidados estavam Andy Warhol, Calvin Klein, Cary Grant, Gina Lollobrigida e Brooke Shields. Emergentes artistas da época, Madonna, Wham!, Duran Duran, Culture Clube, Menudo e Rum-DMC se apresentaram no clube, antes de fazerem sucesso. A banda KISS realizou um show no clube em 1982, que foi transmitida via satélite para o Festival de Sam Remo na Itália.

Em março de 1986 a Studio 54 fechou definitivamente suas portas, Steve que já estava doente, acabou morrendo em 25 de julho de 1989 vitima de AIDS. Iam tornou-se um bem sucedido empresário do ramo hoteleiro e Carmem D’Alessio é promotora de um dos melhores clubes noturno de Nova Youk, a Life, que tem um momento especial dedicado a música disco todas as noites.

O filme

Em 1998 foi lançado o filme norte-americano “54”, que no Brasil virou “Studio 54”, o filme mostra como as coisas aconteciam dentro e fora da boate e relata alguns fatos históricos e pitorescos, tais como, o de um rapaz que queria entrar na disco, mas Steve não havia gostado da camisa que ele vestia, o rapaz então tirou a camisa e perguntou e agora posso entrar? E Steve o colocou pra dentro. O filme mostra a ascensão e a decadência da casa noturna.

Studio 54 é dirigido por Mak Cristopher e tem no elenco: Ryan Phillipie, Salma Hayek, Mike Myers, Neve Campebell, Heather Matarazo, entre outros.

Muito bom o filme, vale a pena ver. Se você quizer o link para baixar o filme gratuito deixe seu email nos comentários ou para marcoscobranco@gmail.com


Um comentário:

  1. Muito boa a reportagem sobre a Studio 54.
    A casa foi um ícone, um marco, um divisor de águas!

    ResponderExcluir