“Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; cada homem é parte do continente, parte do todo; se um seixo for levado pelo mar, a Europa fica menor, como se fosse um promontório, assim como se fosse uma parte de seus amigos ou mesmo sua; a morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram, eles dobram por ti”. – John Donne

domingo, 11 de dezembro de 2011

PCdoB de Rio Grande realizou Curso do Programa Socialista

Participei na tarde de sábado, 10, no plenarinho da Câmara de Vereadores do novo Curso do Programa Socialista do Partido Comunista do Brasil, o CPS tem por objetivo ajudar a militância a compreender o que é o socialismo e o programa do partido.

O curso básico consiste na apresentação de um vídeo de 40 minutos elaborado pela Escola Nacional do PCdoB e sua introdução apresenta os 500 anos de luta do povo brasileiro por liberdade, democracia e justiça social e mostra que através do trabalho nós brasileiros construímos uma grande nação que adquiriu caracteristicas e cultura próprias.

O PCdoB defende a independência, o crescimento e o desenvolvimento do Brasil, nossa luta centra fogo contra o imperialismo, o latifundio improdutivo, as oligarquias financeiras e seu capital especulativo, defendemos um Estado forte, que beneficie o povo que contribue para o desenvolvimento do País através do seu trabalho e merece receber em troca condições cada vez melhores para continuar contribuindo, tais como: saúde, educação, habitação, transporte e segurança.

Um Brasil forte é condição fundamental para que o socialismo dê certo. O caminho para a transformação socialista do Brasil é a luta por um projeto de desenvolvimento que não repita o desenvolvimentismo do passado restrito a poucos e com enorme concentação da renda, que tornou nosso país tão desigual. O PCdoB defende um socialismo com a cara do Brasil e com esse objetivo apresenta um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento para o país que inclui:

  • O fortalecimento e a defesa da nação, democrática, social e com ampla liberdade política;
  • País desenvolvimento, potência energética com ciência e tecnologia de ponta;
  • Valorização do trabalho, geração de emprego, melhores salários e redução da jornada de trabalho, superação das desigualdades regionais e progresso equilibrado;
  • Defesa do meio ambiente, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável;
  • Afirmação da cultura brasileira, de sua identidade e diversidade; Política externa independente e integração da América Latina;
  • Democratização social, combate as injustiças e a pobreza.
Para financiar um projeto assim exige maiores investimentos, reforma no sistema financeiro, juros baixo e crédito farto, alívio da dívida pública e um câmbio que beneficie o Brasil, fortalecer as empresas estatais e o uso desenvolvimentista das riquezas do pré-sal.
O novo projeto inclui as seguintes reformas:

  • Reforma política, ampla, democrática e pluralista, com financiamento público das campanhas, voto em listas partidárias e direito de coligações.
  • Reforma dos meios de comunicação de massa, garantia do direito a comunicação com cidadania e democracia e o combate a monopolização do setor.
  • Reforma da educação dando prioridade a educação pública e gratuita de qualidade, científica, crítica, laica e o controle público do ensino privado.
  • Reforma tributária progressiva, desoneração da produção e do tabalho, taxação das grandes fortunas, riquezas, rendas elevadas e da especulação financeira.
  • Reforma agrária que acabe com a grande propriedade improdutiva e a garantia da função social da terra.
  • Reforma urbana com moradia digna, saneamentto, transporte público, mobilidade, planejamento, segurança, cultura, esporte, lazer e combate a especulação imobiliária.
  • Fortalecimento e humanização do Sistema Único de Saúde - SUS.
  • Previdência social para todos, melhores aposentadorias e pensões.
  • Sistema Ùnico de Segurança Pública com uma nova política que dê ao cidadão o direito de viver em paz.
Para a realização desse projeto o PCdoB conclama uma ampla aliança nacional, democrática e popular que reuna os trabalhadores do campo e da cidade, a classe média, a intelectualidade progressista, os pequenos e médios empresários, os que produzem e os que defendem a nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário