“Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; cada homem é parte do continente, parte do todo; se um seixo for levado pelo mar, a Europa fica menor, como se fosse um promontório, assim como se fosse uma parte de seus amigos ou mesmo sua; a morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram, eles dobram por ti”. – John Donne

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O matadouro morreu!

Pessoal como eu estou em férias não estou tendo muito assunto para colocar no blog, foi então que tive a idéia de fazer (tipo) uma retrospectiva das matérias mais antigas e vou começar com essa matéria que eu achei umas das melhores que eu já fiz sobre o antigo matadouro que é um prédio público histórico e que está completamente abandonado. Essa matéria foi postada em 19.12.2010.


Sou morador do bairro matadouro desde que nasci, lembro da minha infância jogando bola no campo ao lado do Centro Social Urbano onde havia um imponente prédio construído em 1904 onde vivemos grandes momentos de lazer, cultura, esporte e educação, pois, lá no interior deste prédio jogávamos ping-pong, damas, xadrez e muitos outros jogos recreativos.

Havia também, anexo, uma quadra de piso de cimento bruto onde jogávamos futebol, muitas vezes com 15 ou 20 garotos para cada lado, mas era uma alegria todos correndo atrás da bola e tentando marcar um gol, menos eu que era goleiro, vez por outra também utilizávamos essa quadra para jogar handebol, vôlei e lembro que em algumas épocas jogávamos até Tênis com raquetes feitas de madeiras velhas tiradas de caixa de frutas.

Já na minha adolescência nesse local houve uma época onde aos domingos havia uma discoteca para jovens, que nos anos oitenta chama-se mingau ou mamão com açúcar, pois o horário da festa era das 16:00 até as 23:00 horas.

Lembro também das comemorações do dia do pescador, realizadas lá, onde ao meio dia era vendida anchova assada e a tarde tinha um grande bailão gauchesco onde todos podiam entrar de graça e dançar até a noite naquele vasto salão.

Há alguns anos atrás a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social utilizou o local para criar o CENCA – Centro Municipal da Criança e do adolescente, e fez as modificações necessárias no interior do prédio criando alojamentos, cozinha, banheiros e etc.

Hoje, todos os dias eu passo por ali e vejo o descaso da administração municipal com o local que está totalmente abandonado, com as portas dianteira e lateral abertas e quebradas, o telhado caindo, as janelas todas quebradas ou arrancadas.

No interior do prédio as salas também estão todas com paredes quebradas, sem janelas, sem portas e cheio de entulho. Servindo apenas para ponto de encontro de vagabundos, consumo de drogas e esconderijo de ladrões e assaltantes. Ou seja, tornou-se um lugar perigoso!

Lembro que isso já aconteceu com o imóvel que pertence ao município localizado na rua 1º de maio onde funcionava a antiga Leilasa e também com o Hipódromo da rua Jóquei Club, mas o prado era particular.

Um comentário:

  1. Marcos. Funcionou tb um Posto de Atendimento Médico, do ex-INAMPS,inaugurado em agosto de 1974 e onde,por um bom tempo,atendí com alguns colegas à população do bairro. Bons tempos !

    ResponderExcluir