“Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; cada homem é parte do continente, parte do todo; se um seixo for levado pelo mar, a Europa fica menor, como se fosse um promontório, assim como se fosse uma parte de seus amigos ou mesmo sua; a morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram, eles dobram por ti”. – John Donne

sábado, 19 de novembro de 2011

Audiência Pública discutiu a Ferrosul e importância da ampliação da ferrovia Norte-Sul até o porto de Rio Grande

Foi realizada na tarde dessa sexta-feira, 18, na Câmara Municipal de Vereadores audiência pública para Tratar da Ferrosul, a audiência foi solicitada pelos Deputados Estaduais Alexandre Lindenmeyer (PT) e Raul Carrion (PCdoB) que é o coordenador da Frente Parlamentar Gaúcha de Apoio a Ferrosul e Qualificação e Ampliação do Transporte Ferroviário.

A Ferrosul seria uma empresa ferroviária pública que abrangeria o três estados do sul e o Mato Grosso do sul, atualmente existe no Paraná a Ferroeste, a idéia é criar a Ferrosul apartir dessa empresa.

Segundo Carrion somente o Brasil se deu ao luxo de centrar no transporte rodoviário e isso acarretou um grande custo logistico ao País. Hoje no Brasil 90% da carga e quase 100% dos passageiros são transportados por meio de rodoviás.

Outro importante tema abordado foi a importância de se garantir que a ferrovia Norte-Sul venha até Rio Grande, inicialmente o projeto era do Norte até a cidade de Panorama em São Paulo, mas uma emenda em tramitação no Congresso Nacional prevê a ampliação até o nosso porto.

A audiência contou com a presença dos senhores: Evandro Fleck representando Ministério dos Transportes, Gilberto do CDL, Miguel Jorge da ALL, Cesar Wojciechoswki diretor de infraestrutura do Porto de RG, João Calegari do Sindfergs, Jair representandando o Comitê Pró-ferrovias, Rubens Patin do Trensurb, além de diversas lideranças sindicais e ex-trabalhadores ferroviários.

Infelizmente, lamentavelmente e inexplicavelmente essa importante audiência não foi transmitida pela TV Câmara e nem pela Rádio. A meu ver tal fato aconteceu porque a audiência foi solicitada por partidos que além de serem da oposição (PT e PCdoB), já demonstraram o interesse de terem candidaturas próprias nas próximas eleições municipais, inclusive, já lançando os nomes de seus pré-candidatos. É profundamente lastimável que interesses eleitorais ou políticos partidários possam ser colocados a frente dos interesses do povo riograndino.

O deputado Carrion ao lado de ex-trabalhadores ferroviários, dentre eles, podemos destacar o senhor José Rodrigues que foi um maquinista apaixonado pela sua profissão e faz questão de demonstrar seu amor pelos trens.

Um comentário:

  1. Excelente Matéria Marquinhos, só acrescento um comentário sobre a Audiência da Ferrosul:

    - Sendo um tema de extrema importância para nossa região e porque não dizer para todo Brasil, é lamentável que tenhamos a presença de apenas dois vereadores presentes da cidade de Rio Grande, que foram o Vereador Nando Ribeiro(PCdoB) e Vereador Galinho(PT) que está no lugar do Vereador Spotorno(PT) que cumpre outros deveres.
    Tudo bem que o Vereador Júlio Martins(PCdoB), Vereador Cláudio Costa(PT) e Vereador Patola(PPS) justificaram sua ausência e tudo mais... Mas o que realmente me deixou mais indignado foi a Ausência dos Vereadores da Direita sem dar NENHUMA justificativa aos seus eleitores, vereadores da Base do Governo do Fábio Branco, vereadores do PTB, PDT, PMDB, PSDB, Vereadores este que muito criticam a oposição, mas que não cumprem com seus deveres de representantes do povo rio-grandino. Pois o encontro não eram dos deputados Raul Carrion(PCdoB) e Alexandre Lindenmeyer (PT), mas sim de toda população rio-grandina. Lamento mais uma vez.
    Então, o POVO deve rever e repensar os seus candidatos para eleger no ano que vem.

    Obrigado pelo espaço e ACORDA RIO GRANDE, 2012 Bate as portas.

    ResponderExcluir