"Chorando se foi" clip filmado na praia de Cocos, na cidade de Trancoso, no estado da Bahia.
Kaoma é um grupo musical criado na França composto por músicos brasileiros, latinos e europeus, os integrantes do grupo eram o baixista Chyco Dru da Martinica, o guitarrista Jacky Arconte de Guadaloupe, o tecladista Jean-Claude Bonaventure, o baterista e percussionista Michel Abihssira, e a vocalista brasileira Loalwa Braz, dentre outros vários músicos e dançarinos.
A musicalidade refletia a mistura cultural dos integrantes da banda, suas canções misturavam ritmos africanos e latinos, mambo, salsa, merengue, maxixe, reggae, música cigana e é claro a maior influência era a música brasileira, forró, carimbó e lambada.
O álbum World Beat lançado em 1989, vendeu mais de 5 milhões de discos no mundo, trazia a canção "Chorando se foi ou Lambada" tomou conta do mundo ficando no topo das paradas na América e Europa, só na França ficou por 12 semanas entre as mais tocadas e vendeu 2 milhões de discos, se tornou a música brasileira mais conhecida no mundo, tornando a dança e o ritmo lambada sinônimos de Brasil no resto do mundo. Devido ao seu enorme sucesso fora do Brasil, a música Chorando Se Foi (Lambada) foi gravada pelo Kaoma em Inglês e Espanhol e também foi trilha sonora do filme norte-americano "Lambada, a dança proibida" de 1990.
Se a data do estouro mundial da lambada é fácil de definir, a do verdadeiro surgimento do gênero é mais obscura. A versão mais aceita é que a lambada apareceu no Pará na segunda metade dos anos 1970, a partir de uma mistura do carimbó com ritmos do Caribe.
De lá, o gênero se espalhou para o Nordeste e finalmente chegou a Porto Seguro, na Bahia. Na cidade, foi descoberto por um francês que passava as férias lá, Olivier Lausaque que ficou “fascinado” com a sensualidade da música e da dança. Voltou a Paris decidido a investir no ritmo e, junto com o produtor musical Jean Carracos, decidiu montar o Kaoma. Loalwa entrou no grupo através de uma audição. “Não tinha a menor idéia do sucesso que iria fazer. A coisa começou em Paris e em três meses tinha tomado conta da Europa. Em quatro, do mundo inteiro”, afirma a cantora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário