“Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; cada homem é parte do continente, parte do todo; se um seixo for levado pelo mar, a Europa fica menor, como se fosse um promontório, assim como se fosse uma parte de seus amigos ou mesmo sua; a morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram, eles dobram por ti”. – John Donne
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Elton Saldanha canta "Eu sou do Sul e Castelhana" na gravação do Galpão Crioulo em Rio Grande
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Gravação do Programa Galpão Crioulo em Rio Grande
sábado, 25 de junho de 2011
Há 80 anos era criada a primeira guitarra
Guitarra Rickenbacker (Rickenbacher)
Richenbacher e Beauchamp não mudaram apenas a sonoridade de um instrumento musical, eles mudaram, também, costumes e pensamentos, qual o jovem que não sonhou em mudar o mundo com uma guitarra nos braços?
No começo da década de 50 o músico Lester William Polfus, conhecido artisticamente por LES PAUL criou o primeiro modelo de guitarra com corpo de madeira sólido.
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Passeio em Jaguarão e Rio Branco
sábado, 11 de junho de 2011
Não Consigo - Grupo Impacto
"A Bacia de Pelotas e os Desafios do Petróleo" é debatido em audiência pública em Rio Grande
Eng. Vicente Rauber demonstrando o petróleo do tipo Urucun o mais leve do Brasil e de maior valor
A audiência começou dom o diretor financeiro e administrativo da Refinaria Alberto Pascoaline - REFAP, engº Vicente Rauber apresentou o painel "A SITUAÇÃO DO PETRÓLEO NO MUNDO, NO BRASIL E NO RIO GRANDE DO SUL”, mostrou que o Brasil atualmente ocupa 15º lugar no ranking dos países produtores de petróleo com produção de 2 mil barris por dia e reservas de 14 milhões de barris, mas com a descoberta do pré-sal o Brasil até 2020 poderá dobrar a produção para cerca de 4 mil barris por dia, se tornando um dos 4 maiores produtores de petróleo do mundo.
Rauber ressaltou a importância da qualificação de mão de obra local, não há no estado certificação para soldador (FBTS – Fundação Brasileira de Tecnologia de Sondagem) e também, o desenvolvimento dos fornecedores locais, as empresas gaúchas estão entre as que menos participam da cadeia de fornecimento da Petrobrás com apenas 2,5%. “É muito pouco!”, disse.
“Somos auto-suficientes em produção de petróleo, mas não somos em refino.”
O encontro contou com a participação do engº Roberto Dieckman responsável pela implantação do Estaleiro Rio Grande – ERG (Também conhecido como pai da Carolina Dieckman...hehehehe)
Logo após o geólogo e gerente geral em exploração das bacias da costa sul da Petrobrás, Jeferson Luis Dias apresentou a palestra “BACIA DE PELOTAS – HISTÓRICO E PRESPECTIVAS DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO”, explicou que a cadeia do petróleo passa por três estágios: a exploração que envolve o trabalho de pesquisa para a descoberta do petróleo, a delimitação que é os estudos sobre o tamanho da jazida e a produção que é a retirada do petróleo.
A Petrobrás estuda a Bacia de Pelotas desde 2004 quando adquiriu, através de leilão, 6 blocos, foram realizados levantamentos sísmicos e os resultados foram excelentes levando a decisão no ano passado de perfurar o poço, o primeiro será no ano que vem a 200 km da costa em uma área denominada Cone do Rio Grande, aproximadamente entre São José do Norte e Tavares, terá uma profundidade de 7 mil metros e um custo diário de 70 mil dólares.
“A Petrobrás é a melhor empresa do mundo em exploração de petróleo em águas profundas.”
A “CONSTRUÇÃO E REFORMA DE PLATAFORMAS E CASCOS
Cunha argüiu a necessidade de formação de mão de obra local, falta soldadores, montadores, esmirilhadores, pintores, tubuleiro e engenheiros navais, além de, fornecedores locais de estruturas, vasos, tubulações e equipamentos.
Os futuros projetos que serão realizados na cidade de Rio Grande:
- 8 cascos para plataformas
- Plataforma P-55 (ERG)
- Plataforma P-58 (Queiró Galvão)
- Plataforma P-63 (QUIP)
Petróleo tipo Marlin o mais denso do Brasil
“O nome Bacia de Pelotas é uma homenagem ao já falecido geólogo pelotense Rodi Ávila Medeiros que desde da época de 70 pesquisou e “teimou” que haveria petróleo na Bacia.”
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Você lembra do Kaoma?
"Chorando se foi" clip filmado na praia de Cocos, na cidade de Trancoso, no estado da Bahia.
Kaoma é um grupo musical criado na França composto por músicos brasileiros, latinos e europeus, os integrantes do grupo eram o baixista Chyco Dru da Martinica, o guitarrista Jacky Arconte de Guadaloupe, o tecladista Jean-Claude Bonaventure, o baterista e percussionista Michel Abihssira, e a vocalista brasileira Loalwa Braz, dentre outros vários músicos e dançarinos.
A musicalidade refletia a mistura cultural dos integrantes da banda, suas canções misturavam ritmos africanos e latinos, mambo, salsa, merengue, maxixe, reggae, música cigana e é claro a maior influência era a música brasileira, forró, carimbó e lambada.
O álbum World Beat lançado em 1989, vendeu mais de 5 milhões de discos no mundo, trazia a canção "Chorando se foi ou Lambada" tomou conta do mundo ficando no topo das paradas na América e Europa, só na França ficou por 12 semanas entre as mais tocadas e vendeu 2 milhões de discos, se tornou a música brasileira mais conhecida no mundo, tornando a dança e o ritmo lambada sinônimos de Brasil no resto do mundo. Devido ao seu enorme sucesso fora do Brasil, a música Chorando Se Foi (Lambada) foi gravada pelo Kaoma em Inglês e Espanhol e também foi trilha sonora do filme norte-americano "Lambada, a dança proibida" de 1990.
Se a data do estouro mundial da lambada é fácil de definir, a do verdadeiro surgimento do gênero é mais obscura. A versão mais aceita é que a lambada apareceu no Pará na segunda metade dos anos 1970, a partir de uma mistura do carimbó com ritmos do Caribe.
De lá, o gênero se espalhou para o Nordeste e finalmente chegou a Porto Seguro, na Bahia. Na cidade, foi descoberto por um francês que passava as férias lá, Olivier Lausaque que ficou “fascinado” com a sensualidade da música e da dança. Voltou a Paris decidido a investir no ritmo e, junto com o produtor musical Jean Carracos, decidiu montar o Kaoma. Loalwa entrou no grupo através de uma audição. “Não tinha a menor idéia do sucesso que iria fazer. A coisa começou em Paris e em três meses tinha tomado conta da Europa. Em quatro, do mundo inteiro”, afirma a cantora.