Nessa época uma liderança começava a se destacar, Osama Bin Laden, e que após o fim da guerra, organizou juntamente com Ayman Al-Zawari e Abu Mussab Al-Zarqawi, a Al Qaeda com os muitos combatentes afegãos, e também, os vindos de outros países e que acabaram ficando por lá.
Após a retirada da URSS dos territórios afegãos, em 1989, mais uma vez o Afeganistão se viu em outra guerra civil, diferentes grupos locais que lutavam lado a lado contra o inimigo soviético disputavam o poder no país. Nesse momento dois grupos prevalecem: a aliança do norte que ficou com a faixa norte do país, enquanto outros grupos religiosos se juntaram e dominaram a maior parte do Afeganistão. Em 1994, os Talibãs propunham a união de todos os grupos e uma forma de governo baseado na religião e consolidaram-se no poder, a principio com o apoio da população, mas com o tempo com suas leis rígidas e perseguições às minorias étnicas os Talibãs começaram a ser temidos. Nesse momento Bin Laden, que estava no Sudão volta ao país.
A príncipio a Al Qaeda tinha o interesse na difusão e defesa do Islã em caráter local. Com a invasão, em 1990, de Sadan Hussein presidente do Iraque ao Kwait um país minúsculo, mas grande produtor de petróleo e o posterior início da Guerra do Golfo liderada pelos norte-americanos juntamente com uma coalisão de 29 países, dentre eles a Arábia Saudita. A Al Qaeda pretendia envolver-se no conflito contra Sadan Hussein considerado um infiel, depois que a Arábia Saudita permitiu que os EUA instalassem bases militares em seu território, Bin Laden deixa seu próprio país de origem.
Os muçulmanos entendiam que aquele era mais um conflito “de família” e que deveria ser resolvido entre eles, e uma intervenção de países do ocidente foi uma afronta a todo o povo islâmico, a guerra Iraque contra Kwait passou a ser entendida como Iraque contra Ocidente e consequentemente Islã contra o Ocidente, trazendo de volta um sentimento de conflito milenar, pois vem desde as cruzadas, entre a civilização ocidental (cristã) e o mundo muçulmano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário