“Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; cada homem é parte do continente, parte do todo; se um seixo for levado pelo mar, a Europa fica menor, como se fosse um promontório, assim como se fosse uma parte de seus amigos ou mesmo sua; a morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram, eles dobram por ti”. – John Donne

domingo, 10 de abril de 2011

A democracia e a política de alianças


Hoje os brasileiros têm o direito de votar e ser votado, qualquer cidadão e a sociedade civil organizada tem o direito de participar das decisões do nosso país, estados e municípios. Existem vários meios de participação popular, tais como: fóruns, conferências, conselhos, e também na participação política partidária.

Hoje vivo numa tão sonhada, por 21 anos, democracia, tenho o direito de ir e vir, de pensar e expor minhas opiniões sobre qualquer assunto. Hoje posso chamar meu presidente de bêbado e analfabeto (como muitos já fizeram) ou posso chamá-lo de MELHOR PRESIDENTE QUE ESSE PAÍS JÁ TEVE ou até mesmo, simplesmente de COMPANHEIRO LULA. Posso chamar a Presidenta de guerrilheira e terrorista (como muitos fazem) ou posso chamá-la de HEROÍNA pelo seu passado de lutas e por tudo que passou quando ainda jovem foi pega pelas garras da repressão e torturada nos porões da ditadura.

Hoje posso falar nas ruas ou postar na internet o que eu quiser porque sei que nenhum agente da repressão virá a minha casa no meio da noite me prender. Mas não posso esquecer que esse momento que vivo somente foi alcançado graças a muitos brasileiros honrados e corajosos que enfrentaram aqueles momentos obscuros de repressão onde muitos tombaram, muitos sofreram e muitos ainda carregam seqüelas até os dias de hoje. Filhos perderam pais, pais perderam filhos, pais foram torturados diante de seus filhos, filhos foram obrigados a assistir seus pais sendo humilhados e brutalmente, dolorosamente maltratados, parentes, vizinhos, amigos, companheiros de luta foram levados, torturados, assassinados e muitos nunca mais se ouviu qualquer notícia. Lutaram pela busca de seus ideais, de um Brasil mais justo, soberano e democrático.

“Amigos presos, amigos sumindo assim prá nunca mais
Tais recordações retratos do mal em si
Melhor é deixar prá trás...” Dizia Gilberto Gil

Hoje vivemos essa democracia, o povo pode escolher através do voto seus representantes nos municípios, nos estados e para o Congresso Nacional. Se Collor, Sarney, entre outros, ocupam cargos eletivos é porque foram legitimamente escolhidos pelo povo de seus estados, para os representarem. Se Edison Lobão, hoje, é ministro é porque foi democraticamente eleito Senador pelo Estado do Maranhão e seu partido, que tem a maior bancada no Senado e a segunda maior bancada na Câmara, legitimamente o indicou.

O governante que rechaçar Collor estará rechaçando também o estado de Alagoas. O governante que rechaçar Sarney estará rechaçando também o estado do Amapá. Pois seus partidos fazem parte da base de governo.

Resolvi escrever esse artigo porque muitos me questionam sobre a política de alianças do Partido dos Trabalhadores, apoiada pelo Partido Comunista do Brasil, para garantir uma melhor governabilidade no governo do ex-presidente Lula e agora na atual gestão da Presidenta Dilma.

“A pior democracia é preferível à melhor das ditaduras” - Rui Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário